Alguns cientistas há algum tempo atrás, fizeram uma pesquisa, onde colocaram em uma jaula muito grande e muito alta 10 macacos e no canto da jaula havia uma escada e no alto da escada um cacho de bananas.
Num dado momento um dos macacos subiu na grande escada onde estava o cacho de bananas e ao pegar uma banana todos da jaula receberam um grande jato de água fria, de maneira que ficaram todos agitados e o que estava no alto da escada pegando a banana caiu e a água parou e assim foi, cada um que subia pra pegar a banana todos recebiam um jato muito forte de água fria.
Os macacos perceberam que o que causava o jato de água fria era tentar pegar a banana, então se algum deles ousasse subir na escada os outros puxavam, agrediam, gritavam, mas não o deixava ao menos chegar perto das bananas.
Com o passar do tempo nenhum deles mais estava subindo na escada, então os cientistas tiraram um dos macacos e colocou um macaco novo, esse macaco quando percebeu que no alto da escada havia um cacho de bananas, logo subiu, mas quando alcançou o topo da escada, os outros macacos que já sabiam o que aconteceria o puxaram e agrediram o macaco novo.
E assim os cientistas foram trocando os macacos até não ter mais nenhum dos antigos, somente macacos novos, muito embora esses novos macacos nunca tomaram um jato de água fria por ter pegado uma banana, a regra era não deixar nenhum subir na escada...
Muitas vezes nos encontramos nessa situação, chegamos em lugares diferentes, cheios de idéias, com fôlego pra fazer algo diferente, mas o medo do desconhecido dos outros não nos permite subir no alto da escada, o engraçado que eles sempre tem o mesmo dizer:
“Aqui já era assim antes mesmo de você entrar e continuará assim”... Ou, “eu sou assim, nasci assim e vou morrer assim”... Ou até mesmo o velho ditado:”Pau que nasce torto nunca se endireita”...
Nossa mente a cada dia tem que estar aberta á coisas novas, a idéias novas, a relacionamentos novos, e termos a consciência que onde estamos não é por acaso e fazer da situação adversa um degrau não para alcançar bananas, mas realizações pessoais, sonhos e grandes vitórias.
Pense Nisso! Deixe a sua mensagem em um comentário e Siga este Blog.
Certamente o fato de não entendermos como certas coisas funcionam nos tornam sujeitos reativos, diferente de pessoas ativas, que em situações semelhantes tomam uma postura diferente diantes de fatos semelhantes.
concordo com vc, as vezes falta coragem ou o medo as vezes nos impede de ousar. Mas as mudanças só acontecem qdo criamos coragem para mudar/ousar....fazer diferente ....fazer acontecer ....
As vezes o medo é maior q a coragem e colocamos a culpa em coisas ou pessoas pelo simples fato de ñ querer tentar, e ficamos na dúvida; se tivéssemos tentado seria melhor? mas ñ sabemos porque ñ tentamos. O desconhecido é algo novo e exige mudança e atitude.É um desafio emocionante quer seja para o bem ou o mal sempre nos ensina algo proveitoso, e nos aperfeiçoa para ousar outros altos vôos.
Certamente o fato de não entendermos como certas coisas funcionam nos tornam sujeitos reativos, diferente de pessoas ativas, que em situações semelhantes tomam uma postura diferente diantes de fatos semelhantes.
ResponderExcluirconcordo com vc, as vezes falta coragem ou o medo as vezes nos impede de ousar. Mas as mudanças só acontecem qdo criamos coragem para mudar/ousar....fazer diferente ....fazer acontecer ....
ResponderExcluirAs vezes o medo é maior q a coragem e colocamos a culpa em coisas ou pessoas pelo simples fato de ñ querer tentar, e ficamos na dúvida; se tivéssemos tentado seria melhor? mas ñ sabemos porque ñ tentamos. O desconhecido é algo novo e exige mudança e atitude.É um desafio emocionante quer seja para o bem ou o mal sempre nos ensina algo proveitoso, e nos aperfeiçoa para ousar outros altos vôos.
ResponderExcluir